Soluções SmartDecision

Uma decisão é uma escolha entre as alternativas existentes através de estimativas dos pesos (indicadores de desempenho) destas alternativas. Apoio à decisão significa auxiliar nesta escolha gerando estas estimativas. O termo Sistema de Apoio à Decisão tem sido utilizado e definido de diferentes formas. A SmartDecision define um Sistema de Apoio à Decisão como uma ferramenta de software que permite lidar com problemas de decisão cuja dimensão ultrapassa a capacidade cognitiva normal do ser humano. Neste contexto, apoio à decisão significa ter os subsídios de uma ferramenta de software, capaz de estimar indicadores de desempenho, adequados à natureza e ao problema de decisão.

O termo Solução de Sistema de Apoio à Decisão é utilizado pela SmartDecision para se referir a um pacote composto de produtos (ferramentas de software) e serviços (cursos, treinamentos, consultorias e manutenções corretivas e evolutivas). A SmartDecision possui como foco o desenvolvimento de Soluções de Sistemas de Apoio à Decisão destinados a auxiliar a gestão estratégica e de negócios de empresas, considerando o atual cenário de globalização dos mercados, caracterizado por incertezas de natureza política, social, econômica e tecnológica.

Em particular, a SmartDecision concentra seus esforços na solução de problemas de tomada de decisão relacionados às áreas de:

  • Gestão de Risco Corporativo
  • Avaliação Econômica de Projetos
  • Avaliação e Otimização de Portfólios de Projetos
  • ALM (Asset Liability Management)
  • Precificação de Derivativos de Ativos Reais
  • Previsão de Séries Temporais
  • Transporte e Logística
  • Data Mining e Reconhecimento de Padrões

O principal benefício do uso destas soluções é a criação de valor para as empresas através da otimização dos investimentos, redução de custos, avaliação de novos negócios, aumento de competitividade, aumento da qualidade e eficiência operacional, melhor dimensionamento e gestão de riscos, etc.

Dependendo das características do problema de tomada de decisão, a SmartDecision classifica estas soluções em três categorias: Soluções sob encomenda, Soluções pré-formatadas e Soluções embarcadas.

Soluções Sob Encomenda

Esta categoria de solução é destinada a gestores e usuários especializados das empresas que possuem problemas de decisão bastante específicos e bem definidos, que não são atendidos pelas ferramentas existentes no mercado, levando-se em consideração todos os detalhes reais do problema de decisão.

Para esta categoria, a SmartDecision confecciona sob medida soluções aos problemas de decisão, seguindo uma metodologia de trabalho composta de seis etapas:

a) Mapeamento:
Nesta etapa são identificadas as necessidades do cliente, assim como a qualificação do problema de decisão, impactos nos resultados do negócio, graus de criticidade, extensão de utilização (corporação, unidade de negócio, departamento, etc.). Também são levantados aspectos técnicos de segurança da informação, precisão e desempenho computacional desejados.

b) Modelagem:
Uma vez delineados a natureza e o escopo do problema do cliente, a SmartDecision elabora um projeto que define a Arquitetura da Solução, onde são endereçados aspectos relacionados às técnicas de suporte à decisão a serem utilizadas, aspectos computacionais, atributos de performance, confiabilidade, segurança, estabilidade e integração com sistemas existentes do cliente.

c) Implementação:
Após a validação da aderência às necessidades do cliente e da robustez da arquitetura apresentada, a SmartDecision orienta seus esforços em direção à construção do sistema que transcreve a arquitetura especificada em um conjunto de componentes matemáticos e computacionais, incorporando as técnicas de suporte à decisão aplicadas aos problemas específicos do cliente.

d) Testes:
Nesta etapa, o sistema construído é submetido a uma bateria de rotinas de verificação e validação, identificando e corrigindo possíveis desvios e descontinuidades encontrados entre os atributos definidos na arquitetura da solução e a performance real apresentada pelo sistema.

e) Implantação:
Nesta etapa, o sistema validado na etapa anterior é transportado para o ambiente de negócios da empresa, passando a ser parte integrante de sua rotina operacional.

f) Monitoração:
O sistema em produção passa pela fase de monitoração de forma a identificar possíveis falhas e desvios que possam ainda persistir. Caso não sejam detectados problemas dentro de um intervalo de tempo pré-definido, o sistema é homologado pelo cliente e o ciclo de vida se encerra.

Dependendo da natureza e do grau de complexidade do problema enfrentado pelo cliente, a equipe da SmartDecision poderá interagir com usuários, técnicos, especialistas e gerentes de diferentes departamentos do cliente, evidenciando a natureza multidisciplinar do trabalho realizado. Poderá ser desenvolvido inclusive um protótipo do sistema em Excel ou Matlab, para facilitar a comunicação e a modelagem do problema.

Soluções Pré-Formatadas

Esta categoria de solução é destinada a usuários técnicos das empresas que possuem, de forma recorrente e rotineira, problemas de decisão clássicos de uma determinada área de negócio da empresa. Tipicamente, as informações geradas por esta categoria de solução normalmente servem como input para outras atividades e sistemas que compõem outros processos decisórios.

Para esta categoria, a SmartDecision seleciona de acordo com as necessidades da empresa, um conjunto de ferramentas previamente desenvolvidas e pré-formatadas para a solução de pequenos problemas de decisão, tais como:

a) Ferramentas de análise financeira:
Cálculo de VPL, TIR, Payback, etc. Apreçamento de ações e derivativos (opções Européias, Americanas, Exóticas etc.).

b) Ferramentas de análise de dados:
Análise de regressão, previsão de séries temporais, filtragem de ruídos, detecção de outliers, etc.

c) Ferramentas de inteligência artificial:
Modelos de redes neurais, algoritmos genéticos, lógica fuzzy, sistemas de classificação, etc.

d) Ferramentas de processamento de sinais:
Filtro de Kalman, filtro de partículas, etc.

A proposta da SmartDecision é implantar estas ferramentas pré-formadas na intranet e disponibilizá-las como serviços web. De forma complementar, pode ser implantado um banco de dados para armazenar os dados e os resultados das análises.

Soluções Embarcadas

Esta categoria de solução é destinada à automatização e controle de processos industriais, monitoramento e diagnóstico de falhas, visão computacional, reconhecimentos de objetos tridimensionais, reconhecimento de face, reconhecimento de impressão digital, sistemas de vigilância, sistemas de navegação automática, etc.

Para esta categoria, a SmartDecision desenvolve soluções de Sistemas de Apoio à Decisão que podem ser implantados (embarcados) em hardwares computacionais adequados às aplicações em questão.